quarta-feira, 9 de junho de 2010

URGENTE! OCUPAÇÃO DESMASCARA MANOBRA DA DIREÇÃO

As/os estudantes de Marília se colocaram em mobilização desde o primeiro dia de aula de 2010 pela abertura do R.U. noturno e denunciando o caráter antidemocrático da universidade. O correr do ano impôs que as/aos estudantes combatessem a privatização do R.U noturno enquanto uma defesa das condições de trabalho e da educação publica, além de confirmar para quem quisesse ver como a direção/congregaçã o e reitoria não só não nos representa, mas ao contrário representam o governo e aplicam sua política, que não consiste em outra coisa além da privatização progressiva da educação que se demonstra com a terceirização, por exemplo.

A reitoria não só não cumpriu o acordo com as/os estudantes, mas também com as/os funcionárias/ os e depois de quase vinte anos a isonomia salarial entre funcionárias/ os e professoras/ es foi quebrada em fevereiro deste ano, isto impôs as/os trabalhadores construírem uma forte mobilização em defesa de um direito conquistado com luta.

As/os estudantes de Marília realizaram diversos atos em favor do R.U. noturno e exigindo que a congregação os recebesse, tendo sido inclusive ocupada uma congregação, na qual a participação das/os estudantes foi negada.

Isto levou as/os estudantes de C.S e filosofia a saírem em greve em aliança com as/os funcionárias/ os, contra a terceirização e pela pauta específica dos dois cursos.

Após muita enrolação, a direção e congregação armaram um simulacro de reunião aberta que esvaziou o quórum no momento mais capital da reunião,ou seja, quando as deliberações serião encaminhadas.

Em resposta, o movimento estudantil organizou diversas paralisações, e aprovou o indicativo de ocupação da direção em 5 cursos. No dia 31 de maio se efetivou a ocupação do prédio administrativo como forma de forçar a reitoria a cumprir o acordo de abertura do R.U noturno público, além de reivindicar a negociação a respeito da pauta geral das/os estudantes e também exigir do CRUESP a reabertura de negociações com o FÓRUM DAS SEIS

Na sexta-feira, 04/06, as/os estudantes receberam a informação que a congregação extraordinária iria se reunir na segunda, 07/05, às 9 horas da manhã no campus 2. Essa foi chamada tão somente para discutir o fato da OCUPAÇÃO DA DIREÇÃO, sem ao menos tocar na discussão da nossa pauta de reivindicações.

Durante esta reunião – na congregação - a professora diretora FUGITA usou de uma absurda mentira, dizendo que as/os funcionárias/ os da administração negavam-se a continuar trabalhando, enquanto o prédio estivesse ocupado, o que resultaria no não pagamento dos salários, bolsas e contratações. A congregação decidiu enviar representantes naquele mesmo momento à ocupação para exigir que as/os estudantes desocupassem, inclusive se utilizando de ameaças veladas.

Os representantes da congregação junto à diretora se dirigiram à ocupação para tentar coagir as/os estudantes; eis que durante a reunião as/os estudantes deixaram bem claro que respeitaram ao máximo as/os funcionários e sua assembléia, que definiu que durante a greve o setor administrativo trabalharia em regime especial para que não atrasassem bolsas e salários, portanto os estudantes ocupariam apenas a sala da direção, o saguão e a congregação, isolando as/os estudantes dos demais espaços das/os funcionários, para de maneira alguma criar algum inconveniente para estes trabalhadores no decorrer dos seus afazeres. Essa foi uma preocupação das/os estudantes desde a assembléia geral que deliberou pela OCUPAÇÃO.

Após muita pressão a diretora foi OBRIGADA A DESMENTIR-SE E ADMITIR QUE AS/OS FUNCIONÁRIAS/ OS NÃO HAVIAM TRABALHADO, PORQUE ESTA ERA A ORIENTAÇÃO DA DIREÇÃO, NUMA CLARA TENTATIVA DE DIVIDIR FUNCIONÁRIAS/ OS E ESTUDANTES, CUJA SOLIDARIEDADE VEM MARCANDO ESTA LUTA DESDE O INÍCIO. REPUDIAMOS E DENUNCIAMOS A DIREÇÃO POR ESTA MANOBRA BARATA E BAIXA, QUE DEIXARIA CENTENAS TRABALHADORAS/ ES SEM O SALÁRIO QUE SUSTENTA SUAS FAMÍLIAS, ASSIM COMO FAZ O REITOR DA USP, CORTANDO O PONTO DAS/OS FUNCIONÁRIAS/ OS EM GREVE .


Comando de Ocupação- "UNESP- Marília"

Nenhum comentário:

Postar um comentário